#Lista de ingredientes: aprenda como ler!






Tão importante quanto o rótulo dos alimentos é a lista de ingredientes, pois é um item fundamental de visualizar no momento de escolher o que levar para casa. Às vezes, pode ser extensa e repleta de nomes desconhecidos que confundem no momento da escolha.


Por lei, os ingredientes devem ser apresentados em ordem crescente, ou seja, do que tem mais para o que tem menos quantidade, e, por sua vez, todos os aditivos alimentares devem ser listados. Para ajudar a descomplicar, veja o significado dos termos mais utilizados:


#Aditivos alimentares: é toda substância adicionada ao produto a fim de proporcionar cor, aroma, sabor, entre outras características.


#Emulsificantes: são utilizados, na indústria alimentícia, para proporcionar aos alimentos estabilidade e homogeneidade, ou seja, garantem que os ingredientes fiquem mais incorporados uns aos outros.


#Estabilizantes: usados para conservar as características dos alimentos, auxiliam a manter a emulsão dos alimentos.


#Antioxidantes: previnem a deterioração dos alimentos, retardando o aparecimento da rancidez, descoloração e/ou mau odor do produto.


#Corantes: sua principal função é conferir e/ou intensificar a cor aos produtos industrializados, com isso, tornando-os mais atrativos e saborosos.


#Aromatizantes: conferem ou intensificam o sabor e odor dos produtos,usam-se os seguintes termos: aroma natural, aroma idêntico ao natural, aroma artificial.


#Conservantes: empregados frequentemente para aumentar a vida útil do produto, minimizando o crescimento microbiológico.


Fique atento às listas de ingredientes muito extensas, opte sempre pelas mais simples!


Você sabia que a tapioca BeijuBom não contém adição de aditivos e conservantes alimentares? Saboreie o verdadeiro sabor dos alimentos!

DESENVOLVIDO POR: