Oito alimentos que auxiliam a modular o estresse


No dia 23 de setembro, comemoramos o Dia Mundial de Combate ao Estresse! Esta data foi escolhida para conscientizar a população mundial sobre tal problema, que afeta o funcionamento do organismo e gera diversos transtornos.

Uma das formas de melhorar esse quadro é aumentar a síntese de serotonina e GABA, neurotransmissores do bem-estar e relaxamento, além de modular a síntese e a ação do cortisol, o hormônio do estresse. Nesse sentido, a alimentação pode ser uma grande aliada, visto que existem alimentos que estimulam a modulação de forma direta e/ou indireta dessas substâncias. Confira abaixo:

- Chocolate amargo: rico em l-triptofano, aminoácido precursor de serotonina, e em GABA. Além disso, ao consumir o chocolate, de forma indireta, há liberação de serotonina, assim, proporcionando uma sensação de relaxamento. Prefira as versões orgânicas, que apresentam maior concentração dos nutrientes. Experimente derretê-lo e combinar com alguma fruta de sua preferência como recheio da sua tapioca #BeijuBom!

- Frutas cítricas: acerola, morango, kiwi, laranja e mexerica são alguns dos exemplos deste grupo que é fonte de vitamina C, nutriente que auxilia na redução dos níveis de cortisol e, assim, contribui para a redução do estresse.

- Hortaliças verdes: espinafre e couve são alguns dos alimentos fontes de GABA. Além disso, as hortaliças verdes são fontes de magnésio, mineral essencial para a síntese de serotonina, e são ricas em folato, importante para a saúde cognitiva, que pode ficar comprometida durante os episódios de estresse.

- Iogurtes naturais e kefir de leite: por serem produtos lácteos fermentados, são fontes de GABA. Já experimentou rechear sua tapioca #BeijuBom com iogurte + mel + damasco seco?

- Abacate: contém glutationa, que auxilia na modulação do cortisol, o hormônio do estresse. Ele combina em preparações salgadas e doces, podendo ser um excelente recheio de sua tapioca #BeijuBom.

- Leguminosas: lentilha, grão-de-bico e feijões são alguns exemplos desse grupo e fontes de l-triptofano e magnésio, nutrientes que estimulam a síntese de serotonina. Experimente fazer uma pasta de grão-de-bico e utilizá-la como recheio da tapioca #BeijuBom.

- Chás de erva-cidreira, melissa, camomila, passiflora e jasmim: possuem efeito calmante, pois estimulam o GABA, devendo ser inclusos diariamente na rotina. Tente consumir pelo menos duas xícaras ao dia.

- Oleaginosas: castanha-do-brasil, nozes, amêndoas, sementes de girassol e de abóbora são fontes de nutrientes precursores de serotonina, como l-triptofano, magnésio e zinco. Experimente combinar amêndoas laminadas com frutas como recheio de sua tapioca #BeijuBom.

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