top of page

Outubro Rosa: A importância do estilo de vida saudável!

Mulheres: atenção!

Outubro Rosa é a campanha de conscientização para o câncer de mama, o mais incidente em mulheres no mundo, representando 24,2% do total de casos em 2018, sendo a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres. A incidência do câncer de mama tende a crescer progressivamente a partir dos 40 anos, assim como a mortalidade causada por essa doença. No Brasil, o câncer de mama também é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, representando 16,5% (2014-2018).

Outubro Rosa: A importância do estilo de vida saudável!

Fatores de risco para o desenvolvimento

Não há um único fator para o desencadeamento do câncer de mama, já que é doença de causa multifatorial: idade, genética, presença de outras doenças, fatores hormonais e fatores relacionados ao comportamento e ao ambiente, sendo que a esse último relaciona-se o estilo de vida.

O padrão alimentar (excesso de gorduras saturadas e trans, açúcares, carne vermelha, grelhados, conservantes, aromatizantes e corantes), o sedentarismo, o excesso de peso e a exposição a toxinas (agrotóxicos, resíduos de plásticos e metais pesados) são alguns dos fatores que podem ser modificados no dia a dia e, assim, auxiliar na prevenção.

Dicas práticas para o dia a dia

Pensando nos fatores modificáveis, o time de especialistas em nutrição da BeijuBom separou algumas dicas para você incluir na sua rotina:

Evite armazenar comida em recipientes plásticos:

Principalmente se a comida estiver quente! Os plásticos possuem uma alta concentração de substâncias em sua composição, como o bisfenol A (BPA), ftalatos e outras que são prejudiciais ao funcionamento adequado de nosso organismo, estando relacionadas ao desenvolvimento de diversas doenças, como câncer, e que podem migrar para os alimentos, principalmente, se eles estiverem em uma temperatura mais elevada.

Coma alimentos de verdade!

Inclua na sua rotina mais frutas, legumes e verduras, além de cereais integrais, grãos, oleaginosas, azeite de oliva, peixes menos contaminados (como a sardinha, tilápia e pescada branca) e produtos industrializados do bem, que não tenham uma lista extensa de ingredientes, com nomes complicados e que você não reconhece ao ler o rótulo, que normalmente estão associados aos aditivos químicos artificiais, tais como conservantes, aromatizantes e corantes. A BeijuBom possui uma linha de produtos derivados da mandioca, em que todos são produzidos de forma artesanal e não levam adição de conservantes: natural como tem de ser.

Rodizie a forma de preparo dos alimentos!

Não é porque o grelhado quase não leva adição de gordura que ele deve ser a única forma de preparo dos alimentos! Rodizie as preparações: assados, ensopados e cozidos também devem fazer parte do seu cardápio!

Não fique parada!

Procure algum exercício físico que você goste e que lhe dê prazer! Pode ser musculação, dança, natação, crossfit ... Não importa a modalidade, mas sim o movimento! A Organização Mundial da Saúde recomenda, no mínimo, 150 minutos de atividade física moderada por semana.

Dica de ouro:

Faça frequentemente o autoexame das mamas! Além disso, faça os exames de ultrassonografia de mamas ou mamografia solicitados pelo seu médico, de forma preventiva. Cuide-se, mulher ♥

BeijuBom – Produtos de qualidade para o dia a dia!

A BeijuBom é especialista em produzir produtos alimentícios derivados da mandioca, a partir de um processo de fabricação artesanal e que permite que toda a linha não leve adição de conservantes e aromatizantes. Produtos de qualidade e de confiança para preparações muito mais saborosas e nutritivas no dia a dia. Conheça mais no site:

REFERÊNCIAS

INSTITUTO NACIONAL DE C NCER (Brasil). Controle de Câncer de Mama. Rio de Janeiro: INCA, 2019. Disponível em: < https://www.inca.gov.br/controle-do-cancer-de-mama/> Acesso em 30 jul. 2020.

MINISTÉRIO DA SAÚDE (Brasil). Atividade Física. Disponível em: < https://www.saude.gov.br/component/content/article/781-atividades-fisicas/40390-atividade-fisica> Acesso em 30 jul. 2020.

bottom of page