Hum...Opção Glúten Free

 

A tapioca é uma iguaria típica muito apreciada em todas as regiões do Brasil. Foi descoberta e utilizada pelos índios na Região Norte do Brasil. É produzida a partir da fécula extraída da mandioca, também, conhecida como goma de tapioca, tapioca, goma seca, polvilho ou polvilho doce. Devido à sua versatilidade de utilização, a tapioca é uma alternativa viável que pode ser utilizada, por exemplo, por pessoas que tenham algum tipo de intolerância ao glúten ou que sejam celíacas.

 

A doença celíaca ocorre quando o indivíduo apresenta quatro fatores combinados: a genética para a doença, o consumo do glúten, o fator ambiental que desencadeia a doença, que pode ser causada por diversos fatores, e, por fim, a resposta imune que ocorre no organismo quando há ou não reconhecimento do glúten presente no intestino, que o interpreta como uma ameaça que deve ser eliminada.

 

Os indivíduos que apresentam a intolerância ao glúten revelam sintomas semelhantes aos da pessoa que tem doença celíaca, porém podem ou não apresentar a doença devendo ser investigado pelo médico responsável para encontrar o tratamento correto. Os principais sintomas apresentados nos dois casos são náuseas, vômitos, apatia, cólicas abdominais ou diarreia após a ingestão de glúten.

 

O glúten está presente no trigo, no centeio, no malte, na cevada e na aveia. O trigo, por sua vez, é um dos ingredientes mais utilizados como base na culinária, como pães, bolos, bolachas, massas, entre outros.

 

Por isso, a tapioca se torna uma opção viável para a substituição de preparações que utilizam ingredientes com glúten. Além disso, apresenta boa composição nutricional, pois fornece energia de forma adequada, desde que consumida em quantidades adequadas e complementada por variedades de recheios, como os que contêm proteínas magras, legumes e verduras, cereais integrais e frutas.

Please reload

DESENVOLVIDO POR: