Cinco alimentos típicos da Festa Junina

 

Festa popularmente brasileira, além de muita música e dança, os pratos típicos são destaques desta tradição. São preparações doces, salgadas, bebidas quentes e frias que estão relacionadas a uma mistura de culturas, indígena, portuguesa e africana. Os ingredientes mais utilizados são coco, milho, amendoim e arroz.

Confira as deliciosas dicas de alimentos juninos da BeijuBom!

 

Milho cozido

Cereal comumente utilizado em diversas preparações doces e salgadas, é saboroso e possui fibras, como celulose e hemicelulose, que desempenham papel importante no funcionamento do intestino. Além de ser consumido cozido, é muito usado como ingrediente principal de cural, pamonha e cuscuz.

 

Pé de moleque

Doce tradicional da cultura brasileira que surgiu por volta do século XVI, com a chegada da cana-de-açúcar na Capitania de São Vicente. Não se sabe ao certo a verdadeira história do seu nome, acredita-se que seja da aparência do doce, pois remete à cor e textura dos pés de moleques que viviam descalços na rua. Saboroso e energético, este doce não pode faltar na festa!

 

Batata-doce assada

Muito apreciada nas festas juninas, este tubérculo com sabor adocicado contém amido resistente, que atua semelhantemente às fibras, auxiliando no controle da glicemia e na redução do colesterol total. Também, pode ser usada na preparação de saladas ou bolos. Fica a dica!

 

Tapioca

De origem tupi-guarani, esta iguaria faz parte da alimentação brasileira, é constituída essencialmente de fécula de mandioca. Seu preparo consiste, basicamente, em aquecimento da massa em frigideira aquecida, pode ser recheada com ingredientes doces ou salgados. A preparação é uma ótima fonte energética. Aproveite!

 

Cocada

De influência africana – acredita-se que este doce foi elaborado por escravas aos senhores do engenho, particularmente em Salvador. Nessa época, os pratos, em grande parte, eram feitos com leite (extrato) de coco, daí surgiu a combinação do coco com o açúcar. Além de gostoso, o doce é nutritivo, pois o coco apresenta diversos nutrientes, como as vitaminas do complexo B.

 

 

Please reload

DESENVOLVIDO POR: