Quais são os diferentes tipos de carboidratos?

Os carboidratos são nutrientes fontes de energia para a dieta e são divididos em grupos como monossacarídeos, dissacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos. Os monossacarídeos, dissacarídeos e oligossacarídeos são considerados carboidratos simples, pois têm sua estrutura química reduzida e são digeridos e absorvidos rapidamente, o que causa um aumento na taxa de açúcar no sangue (glicemia). Algumas fontes de carboidratos simples são: frutas, mel e açúcares.

 

Os carboidratos complexos são aqueles que têm uma estrutura química e complexidade maiores, como os polissacarídeos. Devido a essa complexidade, a digestão e absorção são realizadas de forma mais lenta, assim, causando um aumento pequeno e gradual da glicemia (aumento gradual da taxa de açúcar no sangue). As fontes de carboidratos complexos são: cereais integrais, como aveia, quinoa e arroz integral.

 

Em consequência dessas diferentes velocidades de absorção dos carboidratos foi criado um mecanismo chamado de índice glicêmico, que foi desenvolvido para avaliar os efeitos dos carboidratos sobre a corrente sanguínea. Essa ferramenta é um indicador qualitativo da habilidade de um carboidrato ingerido em elevar os níveis glicêmicos no sangue.

 

A tapioca tem carboidratos de alto índice glicêmico, ou seja, carboidratos que liberam o açúcar no sangue rapidamente, o que evita qualquer tipo de queda de energia, sendo o ideal para refeições pré-treino. Já para os lanches intermediários a tapioca pode ser combinada com recheios que diminuam sua velocidade de absorção, como frutas, verduras e legumes, que são ricos em fibras, reduzem a absorção de açúcar, beneficiam a saúde do intestino e conferem sabor especial à tapioca. Ainda é possível acrescentar sementes ou grãos na massa, tais como chia, gergelim e linhaça.

 

A tapioca BeijuBom ainda pode ser preparada com recheios doces e salgados. Experimente como fonte de energia rápida ou combinada com os ingredientes citados para seu lanche!

Please reload

DESENVOLVIDO POR: