Uma vida sem glúten é possível!

 

Atualmente há um aumento do numero de pessoas que cortaram de vez os alimentos que contenham glúten em sua composição. Mas será realmente necessário?  Existem casos onde de fato é necessário cortar estes alimentos do cardápio, casos como intolerância, alergia ao glúten e doença celíaca. Além disso, para retirar os alimentos que contenham essa proteína da sua dieta é necessário consultar um profissional da área de saúde.  Precisa cortar o glúten da dieta e não sabe como substituir estes alimentos? Confira as dicas BeijuBom e viva com mais saúde!

 

- Alergia, intolerância e doença celíaca, você sabe a diferença?

Primeiramente, é importante saber a diferença entre os termos. A intolerância ao glúten é decorrente da má absorção do glúten. Já doença celíaca é quando existe uma resposta autoimune e o glúten ingerido entra em contato com o intestino, gerando sintomas como diarreia, danos na parede do intestino e má absorção de vitaminas e minerais. A alergia ao glúten é uma reação exagerada e de curto prazo podendo gerar sintomas como rinite, sintomas dermatológicos e distúrbios graves na circulação sanguínea.

 

- Que tal começar a ler mais os rótulos?

Em casos mais graves, o consumo de alimentos que possuem traços de glúten, ou seja, não contém glúten na sua composição, mas teve o contato com alguma fonte... de glúten durante o processo de produção do alimento, podem desencadear as reações típicas de quem apresenta tais doenças (intolerância ou alergia ou celíacos). Além de informar as calorias e quantidade de nutrientes, os rótulos informam os ingredientes utilizados e se o produto apresenta ou não traços de determinados fatores alergênicos, como o glúten. Infelizmente essas informações não são sempre facilmente notadas por estarem pequenas ou escondidas na embalagem, mas alguns produtos possuem fácil identificação desta informação com selos indicando que o produto não possui glúten, como por exemplo, a tapioca BeijuBom!

 

- Substitua o trigo por um mix de farinhas!

O glúten auxilia na textura e maciez de massas de pães e bolos. Celíacos, intolerantes e alérgicos ao glúten podem consumir estes alimentos sem a presença do glúten, mas... com a mesma maciez. Um mix de farinhas é uma boa solução para este problema, substituir a farinha de trigo por fécula de batata, goma xantana, farinha de arroz e polvilho doce confere a mesma textura e proporciona mais benefícios do que você imagina! Por obter maior valor nutricional! 

 

A tapioca BeijuBom é uma excelente opção para celíacos ou pessoas intolerantes ao glúten, pois é livre desta proteína, o que garante segurança nos lanches e refeições!

Please reload

DESENVOLVIDO POR: