Cinco opções para deixar sua tapioca mais saudável

 

Para turbinar sua tapioca e deixá-la mais saudável, experimente essas opções que separamos exclusivamente para você. São opções práticas e nutritivas que contribuem para a melhora da qualidade de vida por conterem nutrientes essenciais ao organismo.

 

1. Flocos de aveia

O cereal apresenta importante quantidade de fibras solúveis, com destaque para as betaglucanas, que auxiliam na redução da absorção de colesterol, promovem saciedade e contribuem no controle da glicemia devido às suas propriedades químicas, que formam um gel viscoso, retardando o processo de esvaziamento gástrico. Que tal amassar uma banana, colocar os flocos de aveia e rechear?

 

2. Quinoa

Essa semente apresenta boa proporção de proteínas, além de ácidos graxos essenciais, que incluem o ômega-3 e ômega-6, importantes em processos anti-inflamatórios. Além disso, contém vitaminas do complexo B, que participam de diversas reações do sistema nervoso; e minerais, como o ferro e cálcio. Experimente com tomate picadinho e frango recheado na sua tapioca salgada!

 

3. Linhaça

Muito utilizada na culinária, a semente de linhaça apresenta boa proporção de ômega-3, ácido graxo que desempenha importante ação protetora na saúde cardiovascular, além de conferir benefícios às articulações. A linhaça, ainda, contém cálcio e magnésio, minerais que exercem papel fundamental na composição e no fortalecimento dos ossos e dentes. Polvilhe linhaça na massa da tapioca e ainda deixe-a crocante!

 

4. Amaranto

Considerado um pseudocereal, o amaranto apresenta características vantajosas devido à sua boa composição nutricional. Possui nutrientes energéticos, como os carboidratos, além de minerais, como o fósforo e potássio, importantes para reações enzimáticas do organismo. Pode ser acrescentado em flocos com combinação de frutas, como morango, manga e pera picadinhos.

 

6. Chia

Semente que apresenta todos os aminoácidos essenciais, possui quantidade equilibrada entre ômega-3 e 6, que promovem regulação na resposta inflamatória, assim, melhorando a qualidade da gordura consumida na dieta. Ainda, contém compostos antioxidantes que previnem o envelhecimento celular precoce. Assim como a linhaça, pode ser acrescida à massa da tapioca.

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