Conheça os diferentes tipos de açúcares

Você sabia que o Brasil é o quarto maior consumidor de açúcar no mundo? Esse ingrediente, em excesso, tem sido associado ao desenvolvimento de doenças crônicas e à perda de qualidade de vida. Além disso, muitos dos açúcares passam por processo de refinamento, durante o qual são adicionadas substâncias químicas que apresentam potencial risco para a saúde. Por isso, a BeijuBom listou alguns tipos de açúcares para que você faça a melhor escolha. Mas, atenção, modere no consumo!

Açúcar mascavo
Este tipo de açúcar não sofre refinamento e, por isso, há maior preservação de seus nutrientes. É obtido diretamente do cozimento da cana-de-açúcar, o que lhe confere a cor mais escura que a de outros tipos de açúcares.

Açúcar demerara
O processo de formulação do demerara é parecido com o do mascavo, porém ele passa por um processo de refinamento simples, mas sem adição de aditivos químicos e com menor teor de nutrientes que o mascavo. Apresenta coloração caramelo e forma de cristais.

Açúcar cristal
O açúcar cristal advém do açúcar demerara, ele passa novamente por um processo de refinamento, no qual ocorre a perda da cor caramelo e a maior parte dos seus nutrientes. Além disso, é mais difícil de se dissolver em líquidos.

Açúcar refinado
Também, popularmente, conhecido como açúcar branco ou de mesa, o refinado passa por um processo de refinamento em que recebe aditivos químicos e ocorre perda de suas vitaminas e minerais.

Açúcar light
O açúcar light é um produto resultante da combinação do açúcar refinado com adoçantes artificiais, como a sacarina, o aspartame, e, por isso, adoça quatro vezes mais que o açúcar comum.

Açúcar de coco
Diferentemente dos anteriores, este é produzido a partir das flores da palma de coco, sem a utilização de aditivos químicos. Além disso, possui maior quantidade de nutrientes e menor índice glicêmico do que o açúcar refinado.

 

Please reload

DESENVOLVIDO POR: