BeijuBom gourmet: como estruturar o cardápio de fim de ano?

 

Mês das festas e das grandes comemorações, dezembro une o Natal e o Réveillon em um curto espaço de tempo. Por isso, é comum que haja certa desorganização no arranjo dessas festas, visto que são vários detalhes que devem ser acertados, tais como o espaço, as atrações, os convidados e, especialmente, a alimentação. Além disso, é comum ter dúvidas quanto aos termos: entrada, prato principal, dentre outros. Por saber disso, a BeijuBom detalhou as categorias de um cardápio com opções de preparações para as festas de fim de ano. Confira:

Entrada
São preparações frias ou quentes e podem ser compostas por saladas (folhas verdes com frutas secas, caesar), sopas (lentilha), caldos (vegetais verdes, frango desfiado), salgados (quibe). Os consomês podem fazer parte da entrada também, bem como antepastos (berinjela), torradas, barquinho de tapioca (recheios variados) e outros.

Prato principal
É representado pela preparação que mais contribua com o aporte de proteína da refeição. Normalmente, são as carnes, como as bovinas (lagarto recheado), as suínas (lombo assado com abacaxi), as ovinas (pernil de cordeiro ao vinho), as aves (chester assado) e os peixes (bacalhoada). Entretanto, quando a refeição é vegetariana, o prato principal normalmente é composto por preparações à base de leguminosas, como quibe assado de ervilha seca.

Guarnição
Consiste em preparações que acompanham o prato principal. Como exemplo,  legumes refogados,  farofas (com passas, bacon, linguiça), purês (batata, mandioquinha) e massas (espaguete, ravióli, etc.).

Acompanhamento
Arroz e feijão são as preparações mais comuns desta categoria, porém o arroz, no final de ano, é o mais consumido. Geralmente,  é preparado com frutas secas. E o feijão pode ser substituído por um prato de lentilha.

Sobremesa
Normalmente é um doce (pudim, mousse, panetone, sagu, pavê, torta) ou frutas da época, como uva, damasco, pêssego.

Bebida
Pode ser água, sucos (fruta, polpa ou artificial), água de coco, ponche, entre outras.

Dica BeijuBom: acrescente os produtos BeijuBom em suas preparações! Temos massa para tapioca, tapioca granulada, sagu e polvilhos doce e azedo. Experimente!

 

Please reload

DESENVOLVIDO POR: