Tapioca não é tóxica ao organismo!

 

Você viu alguém dizendo que a tapioca, aquela que compõe a nossa mesa de cada dia, tem uma substância potencialmente tóxica ao organismo? Por ser um alimento tão popular no cardápio da maioria das pessoas, gera aquela dúvida se realmente podemos consumi-la ou não.

 

O estado do Pará, na condição de maior produtor brasileiro de mandioca, participa com aproximadamente 20% da produção nacional. A principal forma de aproveitamento das raízes representa atividade de importância social e contribuição econômica significativa para a região.

 

De acordo com um estudo científico realizado com amostras de farinha de mandioca, após seu processo de refinamento, houve diminuição extremamente significativa (97%) do cianeto, composto considerado prejudicial à saúde. Assim, foi garantida a qualidade alimentar do produto final, sem qualquer risco ao consumidor . Ou seja, os derivados dessa farinha, incluindo a tapioca que é o amido obtido na última etapa desse processamento, são seguros para a alimentação!

 

Em termos de benefícios ao corpo, a tapioca é uma ótima fonte de energia, isenta de glúten, podendo ser aproveitada pelos intolerantes a essa proteína, além de ser prática e versátil na culinária.

 

Por isso, coloque no seu café da manhã a tapioca BeijuBom e explore as infinidades de recheios que você pode fazer com ela, agregando mais nutrientes e prazer à mesa!

 

 

 

REFERÊNCIA

CHISTÉ, R. C. et al. Quantificação de cianeto total nas etapas de processamento das farinhas de mandioca dos grupos seca e d’água. Acta Amazonica, v.40, n. 1, p. 221-226, jan. 2010.

Please reload

DESENVOLVIDO POR: