Tapioca: mais que uma opção Glúten Free

 

O glúten

 

Presente no trigo, no centeio, no malte, na cevada e na aveia, o glúten é um dos ingredientes mais utilizados como base na culinária, em pães, bolos, bolachas, massas, entre outros alimentos. Muito difundido, atualmente, nos veículos de comunicação, como um vilão, o glúten é uma proteína associada a diversas manifestações clínicas.

 

A doença celíaca ocorre quando o organismo não reconhece o glúten presente no intestino, que o interpreta como uma ameaça; e, por isso, deve ser eliminado de forma integral da dieta, pois causa vários sintomas gastrointestinais, como vômito, diarreia, perda de nutrientes, entre outros.

 

Já os indivíduos que apresentam intolerância ao glúten indicam sintomas semelhantes aos celíacos, porém podem ou não apresentar a doença, isso devendo ser investigado pelo médico. O tratamento, muitas vezes, é a retirada do glúten por um determinado período, seguindo pela reintrodução após alguns dias.

 

A tapioca

 

A tapioca vem ganhando espaço entre as pessoas que buscam uma alimentação mais saudável e aquelas que desejam manter o peso ou perdê-lo. É um alimento de fácil preparação, baixo custo e, devido à praticidade, pode ser preparado em três a cinco minutos, dependendo da escolha do recheio.

 

A tapioca é uma iguaria típica muito apreciada em todas as regiões do Brasil. É produzida a partir da fécula extraída da mandioca, também, conhecida como goma de tapioca, tapioca, goma seca, polvilho ou polvilho doce. Devido à sua versatilidade de utilização, a tapioca é uma opção viável que pode ser utilizada por intolerantes ao glúten ou celíacos.

 

Apresenta boa composição nutricional, assim, fornecendo energia de forma adequada, desde que seja consumida em quantidades justas e complementada por determinados recheios, como os que contêm proteínas magras, legumes e verduras, cereais integrais e frutas.

 

Para ficar por dentro de receitas exclusivas com a tapioca BeijuBom e outros produtos da linha, confira o livro de receitas BeijuBom.

Please reload

DESENVOLVIDO POR: