Óleos vegetais: propriedades e benefícios


O número de mortalidade por doenças cardiovasculares tem aumentado em todo o mundo. Alguns fatores considerados de risco para o desenvolvimento dessas doenças são dieta, sedentarismo e obesidade. Tais fatores são modificáveis, e a alimentação constitui-se como ponto-chave para isso. Alguns alimentos são indicados nesses casos por conter propriedades benéficas na redução de fatores de risco, entre os quais, os óleos vegetais.

Confira as dicas da Beijubom!

1. Azeite

É um ingrediente que acrescenta aos demais alimentos sabor e aroma inconfundíveis. Uma ação benéfica causada através do consumo do azeite é um aumento na relação HDL/LDL, com consequente diminuição dos fatores de risco para doenças cardiovasculares.

2. Óleo de abacate

Este óleo se destaca pela boa qualidade nutricional, é rico em β-sitosterol e ácido oleico, que podem auxiliar no tratamento de hiperlipidemias, bem como de doenças crônicas não transmissíveis.

3. Óleo de macadâmia

A macadâmia apresenta em sua composição ácidos graxos insaturados. Em maior porcentagem está o oleico e palmítico, no qual estudos têm comprovado ação benéfica sobre o perfil lipídico com redução do colesterol total, LDL e aumento do HDL.

4. Óleo de coco

Também utilizado para outras finalidades além da alimentação, o óleo de coco é rico em triglicerídeos de cadeia média, que apresentam boa digestibilidade e são mais facilmente absorvidos na parede intestinal e transformados em energia, desse modo, não sendo estocados como gordura.

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