Bons hábitos alimentares, saiba como adquirir!

 A educação alimentar consiste no aprendizado do que é saudável e é influenciada por aspectos familiares, religiosos, sociais e financeiros. Um hábito é algo que se faz repetidamente e que, normalmente, tem-se dificuldade de mudar quando questionado ou apontado. A alimentação saudável deve ser planejada de acordo com cada indivíduo, mas sem deixar de ser algo prazeroso de se fazer, como algumas vezes acontece quando se faz dietas restritas e fixas que geram sacrifícios no momento da refeição.

Confira algumas dicas de como adquirir hábitos alimentares:

 

- Priorize a qualidade

Não se preocupe apenas com a quantidade de alimento ou quantas calorias ele fornece, e sim com a sua qualidade e o valor nutricional, como vitaminas, minerais e antioxidantes.

 

- Lanche faz bem!

Coma de 3 em 3 horas, faça os lanches da manhã e tarde e evite o jejum prolongado. Com a queda de energia no organismo, o processo da perda de gordura pode ficar comprometido porque torna o metabolismo mais lento.

 

- Beba mais água

A água é fundamental para o equilíbrio do organismo, com a sua falta, diversos desequilíbrios podem acontecer, desde dor de cabeça até falta de concentração e fadiga. Beba de 2 a 3 litros de água por dia.

 

- Varie sua dieta

Na classificação de alimentos, pode-se encontrar uma vasta variedade deles, não coma, por exemplo, sempre mamão de manhã ou banana com aveia à tarde ─ varie a dieta e experimente novos sabores.

 

- Consuma mais alimentos

Evite o hábito de consumir alimentos industrializados e congelados, pois contêm aditivos químicos, como conservantes e saborizantes, que prejudicam a absorção de nutrientes, além do excesso de sódio, açúcares e gorduras. Prefira alimentos in natura! 

Please reload

DESENVOLVIDO POR: