Lancheira saudável

Quando as crianças começam a ir à escola, além dos materiais e das tarefas para a casa, o dilema do que colocar na lancheira acompanha todas as mamães e cuidadores no início da vida estudantil. Por isso vamos dar algumas dicas que podem facilitar na montagem diária da lancheira.

 

Lanchinho para dar força:

Prefira lanches naturais feitos em casa porque, além de preparados com carinho, tendem a ser mais saudáveis e conter menos conservantes e corantes. Opte por pães integrais que auxiliam no aumento da quantidade diária de fibras necessárias em uma alimentação equilibrada. Seus recheios devem ser naturais para evitar a ingestão de conservantes e alergênicos, como queijo branco, frango desfiado e patê de sardinha, que são opções ricas em proteína – nutriente essencial na construção e manutenção dos músculos –, dessa forma, dando força e disposição para a criança brincar

                                                                                             

Fruta para disposição:

Ter sempre uma opção de fruta diferente para que seu filho tenha disposição, afinal, elas são fontes de micronutrientes que auxiliam na regulação do organismo, fibras, minerais e vitaminas. Além de fresquinhas, são bem saborosas e servem como sobremesa após o lanche. Uma boa opção é utilizar as frutas da época, pois são mais doces e mais baratas. Alguns exemplos do mês de outubro são: ameixa, laranja, banana, maçã, mamão, manga, melancia e pêssego. Para crianças que têm uma baixa aceitação das frutas, o suco natural colocado em garrafinhas térmicas é uma boa alternativa, pois, além de manter a hidratação, é também saboroso.

 

Xô, preguiça:

Bolachas recheadas e salgadinhos são ricos em gordura e sucos de caixinha e refrigerantes possuem excessiva quantidade de açúcar. Uma dieta não balanceada e repleta de açúcar e gorduras em excesso pode ser um fator de risco para diabetes e obesidade infantil, além de diminuir a disposição e não promover benefícios como os alimentos naturais.

 

Seguindo essas dicas, a lancheira estará sempre bem colorida, variada e saudável, pois terá proteínas e carboidratos de boa qualidade e uma oferta adequada de gordura, assim,garantindo disposição e saúde para as crianças.

 

Confira nossa receita de lanche saudável:

 

2 fatias de pão de forma

250g de peito de frango

1 colher (sopa) de creme de ricota

1 folha de alface

1 fatia de tomate

Salsinha a gosto

Sal a gosto


Modo de preparo: cozinhe o frango por aproximadamente 30 minutos, em panela de pressão, retire e desfie. Após desfiar, acrescente a salsinha, o creme de ricota e o sal e misture. Para montar o lanche, coloque a mistura, a alface e o tomate sobre uma fatia de pão e a outra fatia por cima de tudo.


Dica:Você também pode substituir a alface por rúcula ou outra folha conforme a preferência da criança.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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