Aprenda a ler os rótulos com BeijuBom

 

 

Compreender o que significa cada item presente na embalagem é tão importante quanto saber a procedência dos alimentos. Confira o que significa cada um dos nomes que vemos como componentes dos produtos e suas quantidades recomendadas.

 

Valor energético: representa a energia produzida pelo nosso corpo proveniente dos carboidratos, das proteínas e das gorduras totais. No rótulo, o valor energético é expresso em forma de quilocalorias (Kcal) e quilojoules (KJ).

 

Carboidratos: nutriente cuja principal função é fornecer energia para o organismo. Encontrado principalmente em cereais, massas, pães e tapiocas.   

 

Proteínas: componente necessário para a construção muscular e a formação de enzimas, hormônios, unhas, cabelos, etc. Nutriente encontrado em carnes (aves, bovina, suíno e peixe), ovos e leguminosas, como feijão, grão-de-bico, lentilha e soja.   

 

Gorduras Totais: referem-se à soma de todos os tipos de gorduras presentes no produto, como as saturadas, trans e mono e poli-insaturadas. Presente, mormente, em óleos vegetais, manteiga, alguns cortes de carnes, azeite de oliva, entre outros produtos, atuam transportando lipovitaminas, na formação de hormônios, etc.  

 

Gorduras Saturadas: tipo de gordura presente em alimentos de origem animal. O seu consumo deve ser moderado, pois, em grandes quantidades, pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Importante ficar atento ao %VD, pois pode significar que o produto tem alta quantidade de gordura. 

 

Gorduras Trans: encontrada em produtos industrializados, seu consumo deve ser zero ou reduzido, pois o organismo não necessita desse tipo de gordura e, ainda, pode favorecer o aparecimento de doenças cardíacas.   

 

Fibra Alimentar: presente em diversos tipos de alimentos de origem vegetal, como frutas, hortaliças e cereais integrais, sua ingestão auxilia no bom funcionamento do intestino, controle dos níveis de colesterol e glicemia e favorece o aumento da saciedade.

 

Sódio: mineral necessário para o equilíbrio do organismo, porém, em excesso, pode prejudicar a saúde favorecendo o desenvolvimento de doenças como hipertensão e retenção hídrica. Fique atento à quantidade desse nutriente no rótulo.    

 

Percentual de valores diários (%VD): número que indica o quanto o produto em questão apresenta de energia e nutrientes em relação a uma dieta padrão de 2.000 calorias (Kcal). 

 

Please reload

DESENVOLVIDO POR: