Quatro coisas que você precisa conhecer sobre a MANDIOCA!

 

 

 

O consumo de mandioca vem crescendo nos últimos anos e seu principal derivado não sai mais do cardápio dos brasileiros: a tapioca! Usada no dia a dia para compor o café da manhã, o lanche da tarde e, por vezes, o jantar, pode ser elaborada com diversos recheios e combinações saudáveis e nutritivas. Saiba tudo sobre a mandioca e como consumi-la de diferentes formas na sua rotina!

 

Como surgiu a mandioca no Brasil?
 

Muitas lendas relatam a origem da mandioca no Brasil. Uma das mais conhecidas é a da tribo de índios tupis no Brasil, que, após o falecimento de uma criança muito admirada pelos integrantes, chamada Mani, os índios observaram o crescimento de uma raiz marrom por fora e branca por dentro que acabaram utilizando como alimento. Para homenagear a menina, colocaram o nome de MANDIOCA, que significa MANI + OCA.

 

Uma raiz com diferentes “apelidos”
 

A mandioca é também conhecida, em algumas regiões do Brasil, como macaxeira, aipim, castelinha e macamba. Caracterizada como planta pertencente à família das Euforbiáceas, era cultivada pelos índios antes da chegada dos portugueses ao Brasil. Sua raiz é a parte mais importante, por ser rica em fécula e utilizada na alimentação.

 

Agricultura familiar: entenda mais sobre a produção 
 

O reconhecimento mundial da qualidade dos alimentos provenientes da agricultura familiar e sua importância para a segurança alimentar vêm crescendo nos últimos anos. No Brasil, a diversidade cultural e regional reflete-se na produção desses itens. Na Bahia, por exemplo, os agricultores familiares cultivam 90% da mandioca em relação ao total plantado no estado; e este alimento está presente diariamente no cardápio da população local.

 

Quais os derivados da mandioca?
 

A fécula ou o amido derivado da mandioca pode ser dividido em três formas de consumo, sendo: in natura –  tapioca e o sagu; fermentada – polvilho; e modificada. As formas mais comuns de consumo são tapioca, tapioca granulada, sagu e polvilho doce e azedo, além da própria mandioca cozida.  

 

A BeijuBom é a marca pioneira em produtos à base de mandioca, indicando a tapioca tradicional, granulada, o sagu e o polvilho doce e azedo para receitas imperdíveis e saudáveis!

Please reload

DESENVOLVIDO POR: