Especial Mês das Mulheres – Adeus, TPM!

 

Março é o mês da mulher, e o Blog da BeijuBom traz algumas dicas para ajudá-la a enfrentar um dos maiores problemas pelos quais passa todos os meses: a Tensão Pré-Menstrual (TPM). A TPM aparece, em um ciclo de 28 dias, normalmente, nos 10 primeiros que antecedem à menstruação e seus sintomas principais são distensão abdominal, ansiedade, estresse, insônia, dor nas mamas, alteração no padrão alimentar, depressão, inchaço, dificuldade para concentração, fadiga, redução da libido, irritabilidade, entre outros (alguns artigos científicos trazem mais de 200 sintomas!!!) Cerca de 20% das mulheres no período fértil sofrem com esses sinais em um grau que requer uma atenção clínica.

 

Mas, calma! Nós reunimos 8 estratégias alimentares e mudanças de alguns hábitos que podem auxiliar você a reduzir os desconfortos causados pela TPM e propiciar maior sensação de bem-estar e qualidade de vida nesse período:

 

  1. Chás calmantes: incluir infusões de ervas como maracujá (Passiflora incarnata), camomila (Matricaria recutita), mulungu (Erythrina mulungu) e melissa (Melissa officinalis) é excelente para ajudar a acalmar e também melhorar a qualidade de sono nesse período. Insira uma dose de um desses chás (1 xícara de chá – 200ml) no período da tarde.

  2. Reduzir o consumo de alimentos ricos em sódio e gorduras saturadas: embutidos, frituras, salgadinhos, entre outros, são alguns produtos industrializados que devem ser evitados nesse período, uma vez que podem piorar o inchaço e a inflamação, aumentando, por exemplo, as dores nas mamas e o desconforto abdominal.

  3. Consumir alimentos fonte de triptofano: chocolate amargo, leguminosas (grão-de-bico, feijões, lentilha) e oleaginosas são alimentos ricos nesse aminoácido, que auxilia na formação de serotonina, um neurotransmissor que está reduzido na TPM e é associado com a melhora da sensação de bem-estar. Experimente adicionar como recheio da tapioca BeijuBom todos esses ingredientes de formas variadas!

  4. Praticar atividade física: vale qualquer tipo de exercício! Com isso, você irá estimular a secreção de uma série de substâncias que vão ajudar você a sentir-se muito melhor.

  5. Evite consumir alimentos com muito açúcar: devido à queda da serotonina na TPM, a vontade de consumir alimentos ricos em açúcar aumenta! Mas evite-os: alimentos ricos nesse ingrediente irão aumentar a inflamação, exacerbando ainda mais os sintomas.

  6. Consumir alimentos fonte de ácido gama-aminobutírico (GABA): o GABA é um neurotransmissor envolvido no relaxamento e na calma, reduzindo ansiedade e estresse. Os principais alimentos ricos nessa substância são as amêndoas, o chocolate amargo, os produtos lácteos fermentados (como iogurte, kefir e leite fermentado) e feijão-azuki.

  7. Aumentar o consumo de água: para reduzir o inchaço, nada melhor do que ingerir água adequadamente nesse período!

  8. Tenha um hobby: procure alguma atividade que lhe dê prazer e que proporcione bons momentos de distração! Pode ser leitura, pintura, algum curso de uma área que seja de seu interesse... Encontre uma atividade que lhe dê prazer, que seja divertida e despretensiosa.

Com essas dicas não há TPM que aguente! A BeijuBom deseja a todas as mulheres um feliz dia, parabenizando-as por serem tão guerreiras e fortes. Parabéns pelo seu dia 😊 🌹

 

Para saber mais sobre os produtos, as receitas e as dicas da BeijuBom, acesse o site: http://www.beijubom.com.br/

 

 

 

 

 

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