top of page

Oito curiosidades sobre a mandioca!


Todos os produtos BeijuBom são derivados da mandioca! Então, que tal descobrir algumas curiosidades desse tubérculo que origina tantos produtos deliciosos e que pode fazer parte da sua cozinha, possibilitando a criação de diversas receitas saborosas e nutritivas?

Origem: é uma planta da família Eufhobiacea de origem sul-americana e é cultivada desde a Antiguidade pelos povos desse continente. Encontra condições favoráveis para seu desenvolvimento em todos os climas tropicais e subtropicais.

Nomes: consumida de norte a sul do país, a mandioca, também é conhecida como aipim, macaxeira, castelinha, macamba, maniva e outros nomes.

Lenda: uma lenda diz que a mandioca tem origem da morte precoce de Mani, neta do líder de uma tribo, que foi enterrada na oca em que morava e, após passar um tempo, uma planta nasceu no lugar onde o corpo foi enterrado. Ao observar uma raiz branca, os índios deram a esta o nome de Manioca, e, para a planta, o nome de Maniva.

Tipos: de acordo com a Embrapa, existem cerca de 250 variedades de mandioca. Uma das espécies é a brava, que possui alto teor de ácido cianídrico, composto tóxico, devendo ser submetida a técnicas específicas de secagem para ser consumida. Porém a mais consumida no Brasil é da espécie mansa, sendo essa a escolhida pela BeijuBom para a fabricação de todos os produtos da linha

Composição nutricional: os carboidratos são os principais nutrientes, sobretudo, a amilopectina e a amilose, fornecendo uma boa dose de energia! Ambos contribuem, ainda, para que a glicose seja disponibilizada no organismo de forma mais lenta, o que minimiza a liberação de grandes quantidades do hormônio insulina pelo pâncreas. Além disso, ela é rica em micronutrientes como cálcio, fósforo e vitaminas do complexo B. Quanta riqueza!

Produção em larga escala: você sabia que a mandioca é o 10° alimento mais produzido no mundo? São mais de 95 milhões de toneladas produzidas por ano! Hoje o Brasil é o 4° maior produtor, com cerca de 23 milhões de toneladas anuais.

Principais produtos: mandioca in natura, mandiocas pré-cozidas congeladas, chips de mandioca, farinha, sagu, fécula, tapioca e polvilhos doce e azedo.

Safra: O período de safra da mandioca ocorre entre janeiro e julho. A mandioca se desenvolve em climas mais quentes, sendo que temperaturas inferiores a 15°C podem prejudicar o seu crescimento adequado. As condições de solo mais saudáveis para seu desenvolvimento são os profundos e com pouca umidade. É uma raiz muito resiliente: tolera grandes períodos de seca e ainda se sobressai em solos de baixa fertilidade.

A BeijuBom possui produtos derivados da mandioca, sendo eles a farinha, os polvilhos doce e azedo, sagu, a tapioca granulada e a goma para tapioca. Toda a linha é feita artesanalmente, livre de conservantes e outros aditivos químicos, além de servirem para a elaboração de diversas preparações sem glúten, saborosas e nutritivas. Confira mais receitas com os produtos em nosso site: www.beijubom.com.br/receitas

Está esperando o que para incluir este tubérculo tão rico na sua alimentação? Seja in natura ou nos produtos BeijuBom, a mandioca é sensacional!

bottom of page